quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Primeiro mês de Malu


Malu está prestes a completar 1 mês, e a gente mal registrou os seus dias por aqui. Bem, até agora Malu foi a bebê mais tranquila do universo. Era só come e dorme! As mamadas de dia variavam em mais ou menos 3 em 3 horas, e a noite 4 em 4. Minha bebê quase não chora, a não ser na hora de trocar fralda (quando ela tá acordada). Ela sabe fazer um escândalo!!! O banho varia em dias que não chora nada, chora pouco e chora muito.

Até semana passada marido era quem dava banho. Demorei pra ter coragem! Mas agora eu assumi a função, até porque ele já está indo de volta pra Moçambique no domingo. :-(

Maluzinha dorme no carrinho, do lado da nossa cama.

Até hoje ela saiu para: ir a pediatra (2 vezes), almoçar e passar a tarde na casa do meu irmão, e ir ao aeroporto pra darmos entrada no passaporte dela (oinnnnn!!!!).

Eu estava super feliz com a amamentação. Estava indo bem, meu peito não rachou, a pega dela tava direitinho... Aparentemente um sucesso!!! Até que fomos anteontem na pediatra e a constatação: Malu não engordou, e não atingiu ainda o peso do nascimento. :-(
Resultado: tivemos que entrar com complemento e essa semana estamos trabalhando a superalimentação da filhota. As mamadas estão com intervalos menores e agora é assim: dou os dois peitos (até agora eu dava um peito por vez), e depois o complemento - 60ml.

De uns 3 dias pra cá nossa "come e dorme" está mais espertinha e ficando grande parte do dia com os olhões abertos. Coisa mais linda de mãe!!!!!!!!

Quanto ao intervalo das mamadas, antes a gente fazia 3 em 3 contando o FIM da mamada. Agora estamos de 3 em 3 contando o INÍCIO da mamada. E vocês, como fazem? Como é o certo? Existe regra? MIAJUDAM??!!!


23 comentários:

  1. Ainda não posso ajudar,mas sua filhota é lindaaaaaaaaa...uma princesa!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Re, nossa a amamentação da Manu foi igual...ela tb nao engordou no primeiro mes e tive que entrar com complemento. Eu tb contava a partir do fim da mamada e passei a contar do começo, pra ela comer mais. Muito sucesso, lembrando que o importante eh o bem estar dela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, tudo bem? Hoje mesmo eu acordei pensando no lance da amamentação. Quando eu estava grávida, achava um absurdo um bebê não ser amamentado exclusivamente no peito, tanto que desde a gravidez eu marquei uma consulta com uma pediatra especializada. Acontece que fui tão pressionada em todos os sentidos que isso virou um terrorismo pra mim. Eu gastei rios de dinheiro para investir em mamadeira com controle de fluxo, enfermeira, caixas de Equilid e Motilium, Chá da Mamãe, aluguei bomba da Medela etc etc etc....Só sei que eu só tive paz de espírito quando aceitei o fato de precisar complementar as mamadas. Sabe, na boa, aprendi que nem sempre dá pra forçar a natureza e obrigar nosso corpo a agir diferente. E leite artificial existe para substituir o leite materno quando este não é suficiente ou não é possível amamentar.
    Apesar de culturalmente sermos bombardeadas com a imagem de que a amamentação é algo maravilhoso e perfeito, vemos que na prática as coisas não funcionam com essa facilidade toda, não é só colocar a boquinha no peitinho e pronto, automático. E olha que no meu caso não faltou investimento, dedicação e informação.
    A dica que eu te dou é não se culpar pra não virar uma bomba relógio e isso não interferir na produção do seu leite.
    Boa sorte e fique tranquila porque a Malu será uma criança mega saudável! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Heheheheq que fofaaaaaaaaa parabens mamaeeee!!!!
    Um beijao

    ResponderExcluir
  5. Re...eu conto a partir do horário de término da mamada!! ;) E também dou complemento...mas não é sempre. Dou 1 vez ao dia e de preferência, depois do banho da noite. Aí ele dorme que é uma beleza (por volta de 5hs direto) e eu me sinto revigorada. Ontem que ele surtou e resolveu mamar de 2 em 2hs! Aff...me esgotei! :/

    Uma perguntinha básica...o que foi preciso para tirar o passaporte da pequena?

    Ela está lindonaaaaaa!! Parabéns!!

    Bjokonas!

    ResponderExcluir
  6. E concordo com tudo que a Aline disse. A sociedade nos condena por dar complemento! Todo mundo sabe abrir a boca para falar dom aleitamento materno exclusivo..mas, só na prática pra saber o que é!
    Somos mães e sempre vamos querer o bem de nossos filhos!

    Bjokonas

    ResponderExcluir
  7. Re...mas vc foi na polícia federal do aeroporto? Precisou agendar antes? O valor do passaporte ainda está por volta de R$160,00?
    Rs...são tantas perguntas! É pq ano que vem queremos viajar com o pequeno...além do passaporte, tenho que ver o visto dos EUA pra ele! Aff! E aliás, ainda tenho que tirar outro passaporte...o meu ainda consta o nome de solteira....eitaaa facadaaa!!! rs

    Bjokonas

    ResponderExcluir
  8. Ela é lindaaaaaaaa e a xará dela aqui de casa manda beijos!!! Parabéns, tô muito feliz por vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. que linda amigaaaaaa... por aqui amamentar tbm é o grande obstáculo. isso pq minha pequenininha é super gulosa. tbm conto 3em3h do final da mamada. tem mamada que ela passa mais de 1h30min no peito. acredita??? acho que quando meu fluxo de leite já está pouco. aí tiro do peito, pq vejo que nao sai mais nada e ela continua com fome, choraaaaaa.... ai faço 60ml de leite mas ela so toma 3 colheres de 12ml. não estou dando o complemento na mamadeira pois da primeiro vez que fiz isso notei que no outro dia ela nao queria mais o peito. cuidado viu?
    a minha nasceu com 3,834kg. na consulta tava com 3,600kg. ai na outra semana fui em outra pedi e ela já estava com quase 3,800kg. entao acho que tá dando certo. mas na consulta de 1 mês vejo direitinho. queria mesmo era ter leite suficiente para alimenta-la so no peitinho...

    mas fazer oq ne?

    ah! malu tá lindonaaaaa

    ResponderExcluir
  10. ah. aqui tbm so complemento a mamada noturna das 22h. ai ela so acorda as1h30min.

    ResponderExcluir
  11. meu filho, agora com 2 meses e meio, não engordou no primeiro mês também porque eu tinha pouco leite. eu tb dava de 3h em 3h contando do fim e o pediatra me disse que o certo era contar do início. eu entrei com o complemento na mamadeira Dr Brown wide neck, por conta da valvula antigases e do bico que é difícil de sugar (ajuda a eles nao quererem largar o peito), é a melhor. dou o peito antes e depois a mamadeira. meu filho ama ficar no peito mesmo tendo pouco leite. ele toma Similac de complemento que nao é tao gostoso quanto Nan. acho que é por isso que ele nao larga o peito que deve ser bem mais saboroso.

    ResponderExcluir
  12. se quiser saber mais de como foi esse processo, entra no blog do meu marido: www.paiciencia.blogspot.com
    lá ele fala sobre minha tentativa frustrada de lactação e de tudo o que estamos passando com o baby até aqui.... beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Juliana! Obrigada pelo comentário! Tb uso essa mamadeira e pelo menos por enquanto a Malu ainda ama mamar no peito. Espero que continue assim que nem o seu filhote!
    Adorei o blog do seu marido, estou seguindo. Me identifiquei muito com os momentos maternidade e volta pra casa!!!!
    Bjs, Re

    ResponderExcluir
  14. Reeee!!!! Que coisinha mais fofa que ela tá!!!! Por aqui estou me adaptando a rotina!! Sobre as mamadas, um peito rachou,mas bem pouquinho, nem doeu muito. Ele ta mamando 20 min, dou 10 min cada peito e começo com o último peito na outra mamada (o pediatra falou que assim ano corre o risco dele nao mamar o leite "gordo"). Ainda nao fui na 1 consulta do pedi, então nao sei se ele ta engordando, como que ta. As vzs ele nao quer mamar tanto tempo e mama só 10 min, mas acho que é normal, né? Vai ser mto bom dividir minhas novas experiências com vc!!
    Bjobjo
    MaH

    ResponderExcluir
  15. amiga compra aquelas colherzinhas de remedio. a minha pega 1oml. qd tenho q complementar o leite de clarissa, complemento nela. a garotinha daqui é esperta. se eu der mamadeira ela nao quer mais ter trabalho com peito. ah toma tintura de algodoeiro, caldo de cana e muito liquido p vir mais leite. aqui ta funcionando!

    ResponderExcluir
  16. Que bom que sua bebê é tranquila. Logo logo ela atingirá o peso adequado vc vai ver!
    Ela é mto linda!!! beijoss

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ela é linda mesmo!! Felicidades!! Obrigada por estar seguindo meu blog. um abraço espero muita ajuda sua neste momento da minha vida! Ah e o teste de farmácia deu negativo.

    ResponderExcluir
  18. Depois conta pra gente como ficou a questão amamentação por aí. beijos

    ResponderExcluir
  19. Rê...a Malu está usando o assento do carrinho ou apenas o moisés? Eu ainda não consegui enfiar o Enzo naquele assento...acho ainda grande demais pra ele! Rs... O que vc acha??

    Beijoconas!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo carinho la no blog, vim te visitar e encontro essa delicinha de bebe. E olha a Cris ali falando do carrinho que ela me incentivou a comprar!hih!
    Parabens por sua princesa, eh uma deliciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oiiii Re, quanto tempo rsrs, nossa a Maluzinha ta linda, temos que apresentar pro Nick mesmo, lindona.
    Pois é Re, acabei de fazer um post sobre o assunto, eu estou tendo dificuldade na amamentação e entrei com a formula, depois vc dá uma olhadinha lá no blog, fiquei desesperada, mas já estou aceitando, e ele tá mamando no peito tbm.
    E mais uma vez parabéns, a Malu é uma fofa.

    Bjão pra vcs

    ResponderExcluir
  22. Rê, querida! Ainda não posso ajudar com esses lances de vida de mãe, mas tenho certeza que você está sendo um sucesso! Penso eu que insegurança, medo, receio, é normal, mas sempre dá certo! Malu é linda demais e muito bem amada e cuidada! Que família linda!
    Mega saudades
    Mil beijos

    ResponderExcluir