sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E agora Malu?

Antes de voltar pra Maputo combinei com a pediatra do Brasil que me comunicaria sempre com ela por email, já imaginando que o esquema aqui de alimentação poderia ser totalmente diferente!!!
Fui no pedi aqui para a consulta de 4 meses e, como eu imaginava, eles vão por caminhos totalmente opostos.

Pediatra do Brasil:
- "Nada de repelente ou protetor solar até os 6 meses de idade, e ainda assim não passar nas mãos".
Pediatra de Maputo:
- "Tem que passar repelente e protetor solar desde já, inclusive nas mãos e rosto.

Sobre a alimentação:

Pediatra do Brasil:
- "Papinhas de frutas a partir do quarto mês". "Água entre as refeições".
Pediatra de Maputo:
- "Farinha láctea com 4 meses e meio e nada de frutas por enquanto". "Nada de água agora".


Fiquei bem perdidinha. Ao mesmo tempo que me parecia certo seguir a do Brasil, eu e marido pensávamos se não deveríamos entrar no esquema daqui e seguir aquele que agora é o nosso pediatra.

Decidi então seguir a dieta do Brasil e introduzir as frutinhas no cardápio, e seguir as orientações daqui de protetor/repelente, porque né, tô morando em Moçambique, e aqui tem o perigo da malária.

Agora, e a água? Dar ou não dar? Eu fiquei meio assim pois achei que poderia ser mais um motivo para atrapalhar a amamentação, mas agora o peito tá por um pingo... Já ouvi dizer que quando não tá amamentando no peito é importante dar água. O que acham??

E as papinhas, quem já começou?

Aqui já começamos e aqui está o resultado:

Papinha de banana: "Gostei disso não mãe!!!!"
Mas a mamy aqui persistiu e a fofucha já tá até gostando!



Papinha de pera: "Huuummmm, now you're talking!!!!"




5 comentários:

  1. Ag e dificil neah..mas se a vidinha ag e ai aos poucos devem-se ir habiotuando a tudo dai. Pois as vidas ai e no brasil sao diferentes, ambientes tb etc... Isso no meu pensar..voce sabera o melhor.
    Agua sim claro.
    bj

    ResponderExcluir
  2. nossa amiga. que dificil hein? mas se vc mora aí, acho que deve ir seguindo pedi daí. vamos lá. pedi repelente p clarissa. a medica passou, um que faz em formula, mas realmente pediu para usar somente se necessario. pediu p evitar. ainda nao usei nela.
    água? comecei a dar a clarissa com 3 meses. ela rejeitou, nao quis, mas dps que o peito secou de vez, ela bebe que é uma beleza. o calor ta demais, acho necessario.
    frutas a pedi dela disse que vamos inserir no 5 mes. por enauanto so leitinho mesmoo.

    acho q vc deve evitar a farinha lactea e dar a papinha de frutas mesmo. farinha lactea tem açucar, acho bom evitar.

    xeroooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê!

    Então..o Enzo começou com frutas aos 4 meses...agora com 5 pra 6 meses ele já come papinha salgada mas, está prendendo o intestino dele (ó..cuidado com as papinhas de banana pq prendem!!!) e quanto a água...ele não gosta nem um pouco!!! Faz cara feia e cospe! rsss...Mas, eu insisto! Ele prefere o peito!!! As vezes não quer nem o suquinho de laranja lima...quer o peito!!!
    Mas, na maioria das vezes, ele é tão guloso que toma suco (dou preferência pelo de laranja lima pq solta o intestino. Ele toma por volta de 9hs) e em seguida mama, almoça papinha salgada (por volta de 12hs)e depois mama....e a noitinha (as 18hs), papinha de frutas e...MAMA! rsssss
    Ele já comeu: banana, maçã, pêra, mamão papaia, suco de laranja lima e suco com as outras frutas mencionadas. Papinha salgada: chuchu, cenoura e batata. Refoguei com alho e cebola e azeite....dourei 100gr de músculo de 1ª...cozinhei tudo junto, tirei o músculo e comi..rss...e passei tudo na peneira (conforme a receita que a pediatra passou). Agora já estou liberada pra triturar o músculo ou o frango junto. A segunda papinha será de abóbora, abobrinha e batata baroa (ou mandioquinha).

    Rs...

    Qlq coisa, é só falar!!! Estou na mesma fase que vc!

    Bjokonas!!

    P.S: Malu a cada dia mais linda e graciosa!!!! Um charme!

    ResponderExcluir
  4. Posso te adicionar no clube da papinha no facebook Rê?

    ResponderExcluir
  5. Aiiiii... começarei com as papinhas tbém... estou tão ansiosa!!!!!
    Qto as recomendações dos medicos siga o que vc achar melhor pra sua pequena. Faça uma mescla dos dois.
    Bjos

    ResponderExcluir